quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nem tudo são rosas...

Obviamente é muito mais fácil você continuar onde mora. Na mesma cidade, no mesmo país, perto de amigos e família. Até porque se mudar não é muito fácil, ainda mais quando não falam sua mesma língua.

Com certeza o que se ganha com essa experiência não tem como colocar no papel. Mas esse post é para contar algumas coisinhas que aocntecem infelizmente. Não desistam de viajar, até pq isso passa e depois você só faz rir.

Aqui em Paris, tem umas burocracias que não acredito. Muita coisa é automatica, e as vezes o que era pra ser mais prático torna muito mais difícil.

Outro dia uma amiga queria fazer uma transferência para uma outra conta do mesmo banco. Mais de num sei quantas mil agencia do banco pela cidade e adivinhem...a transferencia so pode ser feita da sua agência. Há...e porque não fazer pela internet. Faz duas semanas que espero por uma bendita senha para fazer isso.

Ontem meu celular foi bloqueado. Liguei pra telefonia pra saber o que tinha acontecido. Disseram que meu certificado de residência não era válido (era o endereço de uma amiga minha). Daí vou na loja com o contrato do meu ap e eles falam que não podem mudar na loja. Tenho que enviar um correio ou um fax com o comprovante. Sabe lá quantos dias vou ficar sem o celular (e pagando).

Daí tem um cartão do metro para estudantes que dá um desconto de 50 %. Pedi o cartão na metade de setembro. Até hoje não vi ele. E detalhe..em vez de ter um desconto de 50% acabei foi pagando 50% a mais. Toda vez que ligo lá, eles falam que vão mandar de novo e que chega em 8 dias. Pergunto sobre o mês que passou, que debitaram na minha conta, e que não usei e falam que não podem fazer nada. Maravilha!

Quem vem pra Franca como estudante recebe um visto de 3 meses que pode ser prolongado por um ano. Então você tem que se apresentar na prefeitura com todos os documentos. Ficar um dia plantada la, esperando na imensa fila, pra eles marcarem uma visita médica, onde voce ainda paga um selo de uns 50 euros para ter seu visto do ano. O que voce acabou de ler em menos de um minuto dura mais de 1 mes.

Eles descontam taxas e taxas do seu salario, como em qualquer lugar. Uma delas se justifica por voce ter acesso a saude publica. O grande problema é que para uma pessoa que vem para um estagio de 1 ano (ou 10 meses no meu caso) é que voce so pode aplicar depois que recebe a bendita carta de sejour. E aí..pode esperar uns 3 meses para receber a tal da carteirinha.

Essa é muito boa...em toda a cidade tem umas bicilcetas que chamam Velib. Voce paga 1 euro por 30 minutos acho, mas durante esse tempo eles seguram 150 euros do seu cartão para o caso de você perder a bicicleta. Pois bem...uma amiga minha pegou um dia, e eles debitaram 36 euros em vez de 1. Aí lá foi ela tentar ligar pra reclamar. Pediram para enviar uma carta (coisa mais antiga). Daí depois disso, em vez de devolverem os 35 euros debitaram mais 35 euros. Mais uma carta para reclmar. A resposta: Devolveremos o dinheiro ano que vem.
E o que voce faz: Chora!!! OU melhor..ri..hehehehe

3 comentários:

BooLaa_ disse...

Jujuuuuuuuu...

Tem mais coisas ainda, eu por exemplo comprei uma passagem de TGV e pedi a entrega gratis por correio, demorou 1 mes e não chegou, entrei em contato 3x nesse meio tempo e tudo que eles falavam era que ia chegar e que ja havia sido enviado. E dai? No dia da viagem não chegou e eu tive que recomprar as passagens (detalhe que isso custava 110€ pois tinha comprado 4 passagens). Isso aconteceu dia 23/10. Hoje ja se passou 1 mes que eu solicitei reeembolso e ainda ele não veio. Entrei em contato e o que eles falaram é: "O serviço de reembolso não tem nem e-mail, nem telefone e nem escritorio e eu que sou do outro setor tambem não posso chegar até eles, infelizmente a unica coisa que vc pode fazer é esperar, o que eu posso te confirmar é que vc vai receber o dinheiro algum dia, pois a gente recebeu sua solicitação".

Que beeeeeeeeeeeezuuuuuuuuu!

E tem muitas outras, mas essa é a que recebi hoje =)

So para ajudar nas suas reclamações.

Bjs

Bolinha

Erika Ogawa disse...

me sinto 1% melhor de n tá na frança... hehe! saudade de tiii! ;*

carol disse...

Oi amada sobrinha....que dificuldade! Lembra que nós te falamos do choque cultural? É o que vc está passando e as vezes dura de 3 à 6 meses.....e estudiosos dizem que após a maior crise do choque, vc se acultura e acha tudo normal e ama demasiadamente o país e o povo. E quando volta a sua terra natal, tem outro choque, acha tudo estranho....O importante é o que vc está fazendo, levando tudo na esportiva, para não ficar deprê e como não vai ficar muitos anos....tudo não passa de "esquisitisses " que no final só rindo.
Estou com saudades e por falar em choque cultural....volto para sua terrinha em 31 de Dezembro (choque cultural, não por ser Fortaleza, mas sim Baturité - sertão - mas amo sua terra, amo o sertão....)
beijos com mto amor, Carol