segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ST Brisson - La Fete à la Citrouille







Esse fim de semana fugi da agitação de Paris. Como assim né? To doente?! Achei que não fosse ter tanta coisa pra fazer lá, mas elas brotam mais pro fim da semana. Esse foi o fim de semana do patrimônio e muitos lugares estavam abertos grátis para o público por toda a França. Além disso, tava tendo em Paris a tal de Tectonic. Parece que é tipo um Fortal só que com música eletrônica e no meio da rua.


Bom, mas como eu falei não fiquei em Paris. Fui para uma cidade pequena na região central da França chamada St Brisson, onde mora uma família de franceses amigos da minha família. Fui muito bem recepcionada e tive um fim de semana maravilhoso.



No sábado aconteceu a festa famosa da cidade chamada festa das citroulles ou da abóbora em português. As ruas ficam cheias de barraquinhas vendendo de tudo. E a decoração é bem parecida com a de halloween mesmo. Perguntei se havia alguma razão pra festa mas eles me disseram que não. É bem divertido. Toda a cidade participa. Tem muuuuita coisa pra comer e tem umas brincadeirinhas também, do tipo ter que adivinhar o peso da abóbora ou ver que cospe um pedaço de abóbora mais longe. Essa daí me recusei a particar. Hauhauhaua Além disso, várias bandinhas tocando músicas típicas. O dia estava maravilhoso! O sol tirou um pouquinho do frio.





A cidade é bem estilo medieval. As casas, a igrejinha, tudo é bem antigo. A tardezinha fui visitar o castelo da cidade onde até pouco tempo morava a marquesa de ST Brisson. Há 20 anos foi doado para comunidade e hoje é aberto para visitas. Ao lado do castelo tem também uma demonstrações das poderoooooosas máquinas de guerra de antigamente: As catapultas. É bem engraçado. No final dá até pra participar.






O Fim de semana foi ótimo. Bem tranquilo. É bom conviver com as pessoas do país e conhecer os nao parisienses. Tive uma aula de geografia sobre a França. Já sei tudo que tenho que visitar. Rsrsrs.

2 comentários:

carol disse...

Querida sobrinha, que saudades de tu!!!!Ficamos felizes com tudo o que contou, e deu uma vontade louca de visitá-la...já imagino tio tommy cuspindo abóbora, ele ia amar. Aninha comendo tudo de bom dái, falando dos cheiros bons dos perfumes e se esbaldando no meio dos jovens franceses e eu me imaginei nesta paisagem linda apreciando cada momento. Estamos com saudades e sempre orando pela sua vida. bjos com amor Tommy, Carol e Aninha

Thaís Djenane disse...

Jú :D

lembra de miim ? sou sua ex-aluna.

caaraca mew! que saudades .
MUITAS mesmo .

viajaando ?
que bom (:
só passei pra desejar TODA a felicidade do mundo pra ti !

Bjos :*