domingo, 30 de novembro de 2008

Cremaillere

Depois de duas semanas sozinha em casa volto a ter uma companheira de ap. A Militza voltou de Mexico e finalemente pudemos marcar nossa Cremaillere ou Open House ou Inauguração..como preferirem. Passamos o dia preparando coisas típicas do Brasil e México. Pão de queijo, brigadeiro, tortilhas, guacamole...E na hora, não podia faltar caipirinha e Tequila obviamente.

Fotos abaixo (mais em www.picasaweb.com/julianagcavalcante :





















quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nem tudo são rosas...

Obviamente é muito mais fácil você continuar onde mora. Na mesma cidade, no mesmo país, perto de amigos e família. Até porque se mudar não é muito fácil, ainda mais quando não falam sua mesma língua.

Com certeza o que se ganha com essa experiência não tem como colocar no papel. Mas esse post é para contar algumas coisinhas que aocntecem infelizmente. Não desistam de viajar, até pq isso passa e depois você só faz rir.

Aqui em Paris, tem umas burocracias que não acredito. Muita coisa é automatica, e as vezes o que era pra ser mais prático torna muito mais difícil.

Outro dia uma amiga queria fazer uma transferência para uma outra conta do mesmo banco. Mais de num sei quantas mil agencia do banco pela cidade e adivinhem...a transferencia so pode ser feita da sua agência. Há...e porque não fazer pela internet. Faz duas semanas que espero por uma bendita senha para fazer isso.

Ontem meu celular foi bloqueado. Liguei pra telefonia pra saber o que tinha acontecido. Disseram que meu certificado de residência não era válido (era o endereço de uma amiga minha). Daí vou na loja com o contrato do meu ap e eles falam que não podem mudar na loja. Tenho que enviar um correio ou um fax com o comprovante. Sabe lá quantos dias vou ficar sem o celular (e pagando).

Daí tem um cartão do metro para estudantes que dá um desconto de 50 %. Pedi o cartão na metade de setembro. Até hoje não vi ele. E detalhe..em vez de ter um desconto de 50% acabei foi pagando 50% a mais. Toda vez que ligo lá, eles falam que vão mandar de novo e que chega em 8 dias. Pergunto sobre o mês que passou, que debitaram na minha conta, e que não usei e falam que não podem fazer nada. Maravilha!

Quem vem pra Franca como estudante recebe um visto de 3 meses que pode ser prolongado por um ano. Então você tem que se apresentar na prefeitura com todos os documentos. Ficar um dia plantada la, esperando na imensa fila, pra eles marcarem uma visita médica, onde voce ainda paga um selo de uns 50 euros para ter seu visto do ano. O que voce acabou de ler em menos de um minuto dura mais de 1 mes.

Eles descontam taxas e taxas do seu salario, como em qualquer lugar. Uma delas se justifica por voce ter acesso a saude publica. O grande problema é que para uma pessoa que vem para um estagio de 1 ano (ou 10 meses no meu caso) é que voce so pode aplicar depois que recebe a bendita carta de sejour. E aí..pode esperar uns 3 meses para receber a tal da carteirinha.

Essa é muito boa...em toda a cidade tem umas bicilcetas que chamam Velib. Voce paga 1 euro por 30 minutos acho, mas durante esse tempo eles seguram 150 euros do seu cartão para o caso de você perder a bicicleta. Pois bem...uma amiga minha pegou um dia, e eles debitaram 36 euros em vez de 1. Aí lá foi ela tentar ligar pra reclamar. Pediram para enviar uma carta (coisa mais antiga). Daí depois disso, em vez de devolverem os 35 euros debitaram mais 35 euros. Mais uma carta para reclmar. A resposta: Devolveremos o dinheiro ano que vem.
E o que voce faz: Chora!!! OU melhor..ri..hehehehe

domingo, 16 de novembro de 2008

O inverno ta chegando!!!
Tenho aproveitado esses dias enquanto o inverno não chega de vez para andar mais pela cidade. As vezes saio sem rumo caminhando por aí explorando o novo mundo. rsrs
Vai aí então alguns lugares para onde tenho ido nas ultimas semanas.
Enquanto estava na busca de aps, de tanto andar pela cidade acabava conhecendo lugares bem bonitos. Um deles foi Invalides. Tava tão cançada que deu até pra tirar um cochilo no jardim.
O hotel dos Invalides foi construido para abrigar invalidos de guerra. Hoje em dia abriga o museu da arma contando a história militar da França. É onde está também a tumba de Napoleão, considerado pelos franceses o maior herói da história da França.
Fica perto do Grand Palais e da ponte Alexandre III, onde por sinal tem uma boite bem legal chamada showcase.
Outro lugar foi o Jardim das Tulleries, o jardim que fica na frente do museu do Louvre. Passei por la tambem na busca.
Hoje fui dar uma corridinha perto de casa, acabei passando pelo Louvre por Tuillerie novamente. Xiquerrimo neh?
Quando tava temporariamente na casa da framilia francesa amiga da minha familia (uns amores) ficava na frente de um bosque super bonito chamado Bois de Vinscenes. Sempre tava lá...Correndo, andando, fazendo picninc e até uma andadinha de bicicleta pra visitar o castelo que tem por perto.
Em um outro fim de semana fui junto com os outros trainees da empresa em um hipódromo perto de Paris. Bem coisa de filme, com as damas usando seus chapéus bem esquisitos e a gente (trainees) só tirando fotos.


Passei pela Shakespeare And Company. É uma livraria super famosa do lado da Notre Dame que tambem tem tipo umas camas no meio da livraria e abriga gente em troca de trabalho. Super louco o lugar. Li um livro de um cara que morou nessa livraria super interessante. Chama “Um livro por dia”. Indico muito, né mãe?. A frase do começo do post é de lá.

Primeiro domingo do mes, significa visitar museus. Váários museus e monumentos grátis em Paris. Acabei dando um pulo na Saint Chapelle e na Concierge, que formavam o Palais de la Cité, residência do poder real entre os séculos X e XIV, hoje abriga o palácio da Justiça.

Ah! E também nessas andadas você constuma ver coisas bem diferentes pela rua...