quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Esporte Mais Adorado em Paris

E aih..alguem pode imaginar qual é o esporte preferido de Paris?

É uma piadinha que já ouvi muitos fazerem e não entendia porque, mas essa semana deu para entender MUITO BEM.

O esporte se chama: GREVE. Poisé...parece que é mais comum que no Brasil. Possível?
O mais divertido é que quando decidem fazer greve no transporte não fazem em todos os metros ou RER (trens que vão para fora de Paris). Fazem justamente no RER que eu tenho que pegar pra ir trabalhar. O máááximo!

O que acontece é que em vez de ter 5 ou 6 trens por hora, tem apenas 1 ou 2. E aí, já viu o inferno que é. O empurra empurra pra tentar entrar no trem. Porque querer sentar é querer demais. E se perder o trem daquela hora, já era amigo!

Esse post foi curtinho só pra compartilhar o que eu passei na segunda, terça e quarta. Mas já vou logo me acostumando porque parece que o negócio é frequente mesmo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ST Brisson - La Fete à la Citrouille







Esse fim de semana fugi da agitação de Paris. Como assim né? To doente?! Achei que não fosse ter tanta coisa pra fazer lá, mas elas brotam mais pro fim da semana. Esse foi o fim de semana do patrimônio e muitos lugares estavam abertos grátis para o público por toda a França. Além disso, tava tendo em Paris a tal de Tectonic. Parece que é tipo um Fortal só que com música eletrônica e no meio da rua.


Bom, mas como eu falei não fiquei em Paris. Fui para uma cidade pequena na região central da França chamada St Brisson, onde mora uma família de franceses amigos da minha família. Fui muito bem recepcionada e tive um fim de semana maravilhoso.



No sábado aconteceu a festa famosa da cidade chamada festa das citroulles ou da abóbora em português. As ruas ficam cheias de barraquinhas vendendo de tudo. E a decoração é bem parecida com a de halloween mesmo. Perguntei se havia alguma razão pra festa mas eles me disseram que não. É bem divertido. Toda a cidade participa. Tem muuuuita coisa pra comer e tem umas brincadeirinhas também, do tipo ter que adivinhar o peso da abóbora ou ver que cospe um pedaço de abóbora mais longe. Essa daí me recusei a particar. Hauhauhaua Além disso, várias bandinhas tocando músicas típicas. O dia estava maravilhoso! O sol tirou um pouquinho do frio.





A cidade é bem estilo medieval. As casas, a igrejinha, tudo é bem antigo. A tardezinha fui visitar o castelo da cidade onde até pouco tempo morava a marquesa de ST Brisson. Há 20 anos foi doado para comunidade e hoje é aberto para visitas. Ao lado do castelo tem também uma demonstrações das poderoooooosas máquinas de guerra de antigamente: As catapultas. É bem engraçado. No final dá até pra participar.






O Fim de semana foi ótimo. Bem tranquilo. É bom conviver com as pessoas do país e conhecer os nao parisienses. Tive uma aula de geografia sobre a França. Já sei tudo que tenho que visitar. Rsrsrs.

sábado, 20 de setembro de 2008

TO VIVA!!!

Ta viva Ju? Está tudo bem? Chegou bem?
Sim! Sim! Sim!
Melhor fazer um blog para dar noticias para todos aí!


Hoje faz uma semana e um dia que cheguei na França. Acho que a ficha ainda não caiu. Desde que entrei na faculdade sabia que queria viajar no quarto ano, só não sabia que ia ser também no país que queria.

Fazer o que...
Começando pelo começo...Vou passar um ano em Paris através de um intercâmbio da AIESEC. Estou trabalhando no departamento de logistica em uma empresa chamada DELPHI. É uma multinacional em tecnologia voltada principalmente para a industria automobilistica. O trabalho ainda não começou de fato. Quando souber mais volto a postar sobre.


Paris...
Paris é um sonho. Em cada lugar que vc anda vc vê uma coisa mais bizarra que a outra. E sempre tem o que fazer. A maior preocupação não é procurar onde ir mas sim escolher. Não é a toa que é a cidade mais visitada no mundo. Que tal dar uma passadinha na Notre Dame depois do trabalho ou até tomar um vinhozinho na Tour Eiffel. Pas mal!!!


É muito fácil para encontrar gente conhecida por aqui. É meio que um ponto de encontro. Essa semana encontrei os meninos do ITA que tão indo estudar em Poitier, outra cidade da França.
Mais nem tudo é perfeito né? Sabe aquela fama de franceses um pouco arrogantes? Então...já ouvi pessoas falando de diversas situações aqui com os parisienses. Sim! Parisisenses! Hoje mesmo ouvi dizer que Paris não é a França. E os parisienses nao são lá muito adorados aqui também. Mas sem PREconceitos né? Vou descobrir e depois conto.

E tem de TUDO! Gente de todo canto do mundo. Dizem que é a cidade fashion né? Mas tem umas coisas muito estranhas. No domingo andando pelo Jardin de Luxembourg vi umas roupas estranhaças. Acho que eles estrapolam mesmo o sentido fashion da coisa. Essa foto do lado é um exemplo disso. A noite de Paris! hauahuahua



Onde eu estou...
Ainda não tenho lugar para morar aqui. Paris é um pesadelo quanto a isso. Os apartamentos são muito caros, antigos e pequenos. Voce pode chegar a pagar 500 euros por um stdio de 10m². Acreditem! A procura é muito grande tambem. As vezes um anuncio é lançado de manha e a tarde o ap ja ta alugado. Estou por enquanto na casa de umas trainees da AIESEC. Espero que ache algum lugar legal.

Francês...
Até que tou me virando bem. Pra quem estudou só 4 meses, não estou tão mal. Consigo entender quando falam comigo e eles me entendem tambem. Fui aprovada para um curso de francês e devo começar em outubro. Foi uma dica dos outros trainees. É muuuuito barato, mesmo comparado ao Brasil.
No primeiro dia quando cheguei estava caminhando sozinha pela rua e um cara veio me perguntar algo. A primeira coisa que disse foi..je ne sais pas (eu não sei)...mas depois acabei procesando a pergunta. O cara tava me perguntando uma rua e era exatamente a única que eu conhecia pela região. Usei toooodo o meu francês pra responder! huahahuahua Que orgulho! Parece besteira, mas essas pequenas coisas são muito legais quando se vai para um outro país.
Não pratiquei muito porque no meu departamento na empresa tem dois turcos, dois poloneses, uma mexicana, e um francês. Então, é tudo em inglês. Anoite saio mais com os trainees, então é inglês também.

Até agora...
Esse comecinho é muito bom.
Se acostumar a coisas simples mas que é comum para quem vive aqui pode ser muito engraçado e as vezes desesperador. Um exemplo idiota é que as portas do metro nao abrem automaticamente. Se voce quer sair tem que apertar um botao para ela abrir. Uma vez perdi minha estação com isso! A idiota né?! hauahua


Tem umas coisas muito automatizadas. País de primeiro mundo. Ah! No sábado tava voltando da balada e encontrei um monitor na rua. É tipo o lixo deles. Engraçado! Rsrs
Já dei algumas andadinhas pela cidade. Ter vindo aqui antes (uma semana em janeiro) facilitou bastante, pois já consigo me localizar bem. Tenho que aproveitar enquanto o frio não chega de vez. Aqui realmente existem realmente quatro estações. Estamos agora no outono e ainda não está frio (11-17 graus). Ai meu Deus!!!


Acho que já escrevi demais...depois volto com mais notícias! Saudade de tds!